Soldado da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Paraná

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Soldado da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Paraná

Módulos0
Disciplinas6
Aulas18
Objetos de Aprendizagem24
Carga horária37h11m06s
NívelAvançado
CertificadoNão
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O curso é formatado de acordo com o Edital nº 01 – SOLDADO PMPR-2020 e contempla o programa de disciplinas de conhecimentos básicos e específicos para o cargo de Soldado da Polícia Militar e Soldado do Corpo de Bombeiros do Paraná.

Início: 26 de março. São encontros em videoaulas, material de apoio para download (slides, lista de exercícios) e simulado online (estatística de desempenho individual e em grupo).

O aluno poderá visualizar as aulas online até a data da prova, 28 de junho.

Aprovações: - O Energia é líder absoluto em aprovações nos concursos em SC.

PM SC 2019: 80 classificados para as próximas etapas. 337 classificados na prova objetiva. Confira: bit.ly/2mkznLg

CBM SC 2017: 05 entre os 20 primeiros. 386 aprovados no geral. Confira: bit.ly/2mkznLg

O curso é destinado a todos que desejam se preparar para os cargos de Soldado da Polícia Militar e Soldado do Corpo de Bombeiros do Parana conforme o edital nº 01 – SOLDADO PMPR-2020.

Requisitos mínimos: Ensino médio. Ter no máximo 30 (trinta) anos de idade na data do primeiro dia da inscrição – o candidato não deverá ter completado 31 (trinta e um) anos no primeiro dia das inscrições. Possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Permissão para Dirigir, categoria “B”, no mínimo, válida e sem impedimentos (CNH categoria “A” não supre esse requisito).

Remuneração: A bolsa-auxílio prevista será inicialmente de R$ 1.933,63, durante o Curso de Formação. Já o subsídio do Soldado PM ou BM, após o Curso, será de R$ 4.263,67. O regime jurídico de contratação dos policiais é o tradicionalmente conhecido como estatutário, que garante estabilidade.

Língua Portuguesa, Raciocínio Matemático, Informática, História, Geografia e Legislação.

Serão ministrados os tópicos mais relevantes em teoria e exercícios.

Cumprir as exigências do edital e acesso à internet.

Apreensão do significado global dos textos; ao estabelecimento de relações intratextuais e intertextuais; ao reconhecimento da função desempenhada por diferentes recursos gramaticais no texto, nos níveis fonológico, morfológico, sintático, semântico e textual/discursivo; à apreensão dos efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos verbais e não verbais em textos de diferentes gêneros: tiras, quadrinhos, charges, gráficos, infográficos etc.; à identificação das ideias expressas no texto, bem como de sua hierarquia (principal ou secundária) e das relações entre elas (oposição, restrição, causa/consequência, exemplificação etc.); à análise da organização argumentativa do texto: identificação do ponto de vista (tese) do autor, reconhecimento e avaliação dos argumentos usados para fundamentá-lo; à dedução de ideias e pontos de vista implícitos no texto; ao reconhecimento das diferentes “vozes” dentro de um texto, bem como dos recursos linguísticos empregados para demarcá-las; ao reconhecimento da posição do autor frente às informações apresentadas no texto (fato ou opinião; sério ou ridículo; concordância ou discordância etc.), bem como dos recursos linguísticos indicadores dessas avaliações; à identificação do significado de palavras, expressões ou estruturas frasais em determinados contextos; à identificação dos recursos coesivos do texto (expressões, formas pronominais, relatores) e das relações de sentido que estabelecem; ao domínio da variedade padrão escrita: normas de concordância, regência, ortografia, pontuação etc. ao reconhecimento de relações estruturais e semânticas entre frases ou expressões; à identificação, em textos de diferentes gêneros, das marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais ou de registro.

Resolução de problemas numéricos, porcentagem, conjuntos e contagem. Sistemas, equações e regra de três simples. Área, volume e capacidade. Cálculo da média, leitura e interpretação de dados representados em tabelas e gráficos.

Noções de Informática: conceitos básicos de operação com arquivos nos sistemas operacionais Windows 10 e Linux (Ubuntu versão 14 ou superior). Noções consistentes de uso de Internet para a informação (Mozila Firefox e Google Chrome) e correio eletrônico nos sistemas operacionais Windows 10 e Linux (Ubuntu versão 14 ou superior). Noções de trabalho com computadores em rede interna, nos sistemas operacionais Windows 10 e Linux (Ubuntu versão 14 ou superior). Noções de escrita e editoração de texto utilizando LibreOffice-Writer (versão 5.0.6 ou superior). Noções de cálculo e organização de dados em planilhas eletrônicas utilizando o LibreOffice-Calc (versão 5.0.6 ou superior). Noções, como usuário, do funcionamento de computadores e de periféricos (impressoras e digitalizadoras).Noções, como usuário, dos sistemas operacionais Windows 10 e Linux (Ubuntu versão 14 ou superior).

1.1. Brasil Colônia. 1.1. Sistema colonial: sociedade do açúcar e da mineração. 1.2. Paraná: movimentos de ocupação do território. 1.3. A Família Real no Brasil (1808-1822). 2. Brasil Império. 2.1. Paraná: a dinâmica do tropeirismo. 2.2. Café: escravidão e trabalho livre. 2.3. A emancipação política do Paraná. 2.4. O ciclo da erva-mate. 2.5. A queda da monarquia. 3. Brasil República. 3.1. Implantação do regime republicano e conflitos sociais. 3.2. A Guerra do Contestado. 3.3. Política oligárquica e coronelismo. 3.4. A era Vargas: Estado, Trabalho e Cultura. 3.5. O Golpe Civil-Militar de 1964. 3.6. Movimentos de resistência à ditadura. 3.7. A abertura política. 3.8. A Nova República e as características do Estado Democrático de Direito estabelecidas pela Constituição de 1988. 3.8.1. Cidadania e movimentos sociais. 3.8.2. A questão da desigualdade e da inclusão social. 3.8.3. A Democracia e o papel das instituições de segurança pública.

1. População e estruturação socioespacial em múltiplas escalas (Paraná, Brasil, Mundo). 1.1. Teorias e conceitos básicos em demografia e políticas demográficas. 1.2. Estrutura demográfica, distribuição da população e novos arranjos familiares. Movimentos, redes de migração e impactos econômicos, culturais e sociais dos deslocamentos populacionais. População, meio ambiente e riscos ambientais. 1.3. Transformação das relações de trabalho e economia informal. 1.4. Diversidade étnica e cultural da população. 1.5. Geografias das diferenças: questões de gênero, sexualidade e étnico-raciais. 1.6. Espacialidades e identidades territoriais. 2. Estrutura produtiva, economia e regionalização do espaço em múltiplas escalas (Paraná, Brasil, Mundo). 2.1. O espaço geográfico na formação econômica capitalista. 2.2. Exploração e uso de recursos naturais. 2.3. Estrutura e dinâmica agrárias. 2.4. Industrialização, complexos industriais, concentração e desconcentração das atividades industriais. 2.5. Espacialidade do setor terciário: comércio, sistema financeiro. 2.6. Redes de transporte, energia e telecomunicações. 2.7. Processos de urbanização, produção, planejamento e estruturação do espaço urbano e metropolitano. As relações rurais-urbanas, novas ruralidades e problemáticas socioambientais no campo e na cidade. Evolução da estrutura fundiária, estrangeirização de terras, reforma agrária e movimentos sociais no campo. Agronegócio: dinâmica produtiva, econômica e regional. 2.11. Povos e comunidades tradicionais e conflitos por terra e território no Brasil. 2.12. Produção e comercialização de alimentos, segurança, soberania alimentar e agroecologia. 3. Formação, estrutura e organização política do Brasil e do mundo contemporâneo. 3.1. Produção histórica e contemporânea do território no Brasil. 3.2. Federalismo, federação e divisão territorial no Brasil. 3.3. Formação e problemática contemporânea das fronteiras. 3.4. Conflitos geopolíticos emergentes: ambientais, sociais, religiosos e econômicos. 3.5. Ordem mundial e territórios supranacionais: blocos e fluxos econômicos e políticos, alianças militares e movimentos sociais internacionais. 3.6. Regionalização e a organização do novo sistema mundial. 3.7. Globalização: características, impactos negativos e positivos. 4. A representação do espaço terrestre. 4.1. A evolução das representações cartográficas e a introdução das novas tecnologias para o mapeamento, através do sensoriamento remoto (fotografias aéreas e imagens de satélite) e dos Sistemas de Posicionamento Terrestre (GPS). 4.2. As formas básicas de representação do espaço terrestre e das distribuições dos fenômenos geográficos (mapas, cartas, plantas e cartogramas). 4.3. Escalas, reconhecimento e cálculo. 4.4. Sistema de coordenadas geográficas e a orientação no espaço terrestre. 4.5. Projeções cartográficas. 4.6. Identificação dos principais elementos de uma representação cartográfica, leitura e interpretação de tabelas, gráficos, perfis, plantas, cartas, mapas e cartogramas.

(Estatuto da Criança e do Adolescente) e suas alterações.

O Concurso PM – PR (Polícia Militar do Estado do Paraná) está aberto! De acordo com o edital nº 01/2020, serão preenchidas 2.400 vagas para o cargo de Soldado de 2ª Classe Policial Militar e Soldado de 2ª Classe Bombeiro Militar. A execução, como já havíamos adiantado, está sob a responsabilidade do Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC/UFPR).

Do total de vagas anunciado, 2.000 serão para Soldado Policial Militar e 400 para Soldado Bombeiro Militar. As inscrições podem ser feitas de 01 de abril de 2020 a 04 de maio de 2020 somente pelo site do NC/UFPR. A taxa é de R$ 100,00. Além de selecionar a opção de cargo (PM ou BM), o candidato deverá, no ato da inscrição, escolher a categoria de concorrência (se ampla concorrência ou se vagas destinadas aos afrodescendentes);

Será preciso também escolher o CRPM (1º/6º, 2º, 3º, 4º ou 5º) ou CRBM (1º, 2º ou 3º) ao qual deseja concorrer; Por fim, necessário será optar por um local de prova, que poderá ser os seguintes municípios: Campo Mourão, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Paranaguá, Paranavaí, Telêmaco Borba, Umuarama ou União da Vitória.

A prova discursiva e objetiva será provavelmente aplicada no dia 28 de junho de 2020.

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